Prof. Eduardo Cremonês realiza palestra no I Workshop de Lean Manufacturing

No dia 11/10/2016 na Escola SENAI “Jorge Mahfuz” (Pirituba – São Paulo/SP) aconteceu o I Workshop de Lean Manufacturing. No evento, estiveram presentes os professores do SENAI-SP e os engenheiros da empresa EMBRAER e VOITH.

O engenheiro Kléber Gama da empresa EMBRAER iniciou o workshop, onde abordou todo o histórico da empresa que é um dos orgulhos nacionais quando o assunto é tecnologia. Além disso, demonstrou diversos cases de sucesso e ações de melhoria continua implementados na corporação, demonstrando aos alunos o quão eficaz é a metodologia e as ferramentas que a conduzem.

O mesmo proporcionou uma dinâmica junto aos estudantes, onde na mesma os discentes puderam compreender de forma prática as diferenças entre a ‘produção puxada’ e a ‘produção empurrada’.

Dando continuidade as apresentações do dia, o Prof. Eduardo Luiz Cremonês abordou o desenvolvimento de um dos projetos de inovação da Unidade de Pirituba, a Micro-usina Hidrelétrica. O mesmo demonstrou aos alunos o funcionamento do Kit Didático que está sendo desenvolvido e pôde traçar um paralelo com a metodologia Lean Manufacturing aplicada a fabricação do conjunto mecânico.

O projeto é estratégico para a unidade que conta com diversos cursos na área de Energia. A ênfase em Eficiência Energética e Energias Renováveis é notável na unidade de Pirituba, tornando-a referência dentre as unidades do estado de São Paulo.

A Micro-usina Hidrelétrica vem sendo projetada e fabricada dentro das unidades do SENAI-SP (Osasco, Suiço-brasileiro e Pirituba) com o apoio da empresa VOITH Hydro e capitaneado pelo Prof. Eduardo Luiz Cremonês. Para o projeto, escolheu-se o modelo de turbina Pelton, a fim de simular diversos parâmetros e análises com ensaios práticos. O mesmo possui apelo sustentável e utiliza 100% água de reuso!

O projeto encontra-se em fase de testes e a proposta do mesmo é a sua utilização no curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis ministrado com ineditismo pelo SENAI Pirituba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Esclareça agora!